HIPNOSE CLÍNICA

PSICOTERAPIA COM TÉCNICAS DE RECONDICIONAMENTO MENTAL (HIPNOSE CLÍNICA CONDICIONATIVA)

O que é a hipnose?
A hipnose pode ser definida como um estado alterado de consciência ou percepção. Em termos simples, a hipnose é um estado de profundo relaxamento no qual o consciente e o inconsciente do cliente podem ser focalizados por ficarem mais receptivos à sugestão terapêutica.
É importante salientar que a hipnose é apenas uma ferramenta utilizada nas terapias. A hipnose em si não é uma terapia.

Como funcionam as sessões de psicoterapia com técnicas de hipnose (hipnoterapia)?
Na primeira consulta é feito um levantamento para saber sobre a história do paciente e as dificuldades ou problemas a serem trabalhados.
Quando um processo terapêutico se inicia, a terapia é feita sob medida para cada paciente, pois há algo importante que precisa ser levado em consideração, que é o fato de que estamos diante de um ser único e com diversos recursos internos diferentes. Por isso a terapia deve ser feita sob medida para cada paciente.
A partir disso inicia-se com as técnicas de hipnose, sempre com a anuência do paciente, e buscando a solução. 
A psicoterapia com técnicas de Hipnose Condicionativa é utilizada para acelerar o processo de terapia e encurtar o tempo de tratamento. O tempo varia de acordo com a pessoa e o problema, mas gira em torno de quatro sessões a poucos meses de tratamento.
Como ela pode ajudar no tratamento de problemas físico ou psicológico?
A psicoterapia com técnicas de Hipnose condicionativa constitui uma abordagem terapêutica com eficácia em diversos problemas psicológicos e psicossomáticos e tem sido usada, com sucesso, para tratamento de diversos problemas como:
ü  Traumas,
ü  Fobias,
ü  Ansiedade,
ü  Depressão,
ü  Pânico,
ü  Motivação e aumento da força de vontade;
ü  Dependências (Álcool, Fumo, Drogas em geral, e Medicamentos),
ü  Obesidade e ajuda ao controle de peso,
ü  Impotência sexual /ausência de orgasmo/ ejaculação precoce,
ü  Preparação de estudantes para exames e concursos,
ü  Melhora do desempenho escolar,
ü  Melhorar a memória e concentração
ü  Hiperactividade infantil,
ü  Melhora no desempenho geral de atletas,
ü  Dificuldade de falar em publico,
ü  Stress,
ü  Gastrite (de origem emocional),
ü  Enxaqueca, 
ü  Modificar problemas comportamentais em adultos e crianças (pode ser aplicada a partir de 8 anos)
ü  Problemas dermatológicos de fundo emocional,

Porque no tratamento com a hipnose os resultados são mais rápidos?
A rapidez dos resultados se dá basicamente pela forma de comunicação que é feita, e da disponibilidade do paciente em aceitar tais sugestões. Na hipnose, o paciente tem a possibilidade de chegar a estados profundos de percepção e mudança, que em vigília, apenas numa conversa não chegaria. Desta forma, a Hipnose Clínica possui grande importância dentro dos hospitais e clínicas especializadas, pois os pacientes já chegam propensos a mudanças

*************************
OBS: O Conselho Federal de Psicologia aprovou e regulamentou o uso da Hipnose como recurso auxiliar de trabalho do Psicólogo através da RESOLUÇÃO CFP N.º 013/00 de 20 de dezembro de 2000. Essa aprovação se deu tendo em vista que algumas das considerações foram que:  a Hipnose é reconhecida na área de saúde, como um recurso técnico capaz de contribuir nas resoluções de problemas físicos e psicológicos e; ser a Hipnose reconhecida pela Comunidade Científica Internacional e Nacional como campo de formação e prática de psicólogos. 
http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2000/12/resolucao2000_13.pdf