quinta-feira, 31 de março de 2016

VOCÊ ESTUDA, ESTUDA, MAS NA HORA DA PROVA DÁ AQUELE FAMOSO BRANCO?

No momento dos estudos ou mesmo durante a realização do processo seletivo, VÁRIOS FATORES COSTUMAM ATRAPALHAR CANDIDATOS NA HORA DOS ESTUDOS E DAS PROVAS, dentre os fatores podemos citar:

---- Estresse,
---- Ansiedade
---- Falta de autoestima, 
---- Insegurança
---- Perfeccionismo
---- Cobrança dos pais, etc.

COM A HIPNOSE É POSSÍVEL:

1. Expandir a capacidade de memorização;
2. Auxiliar e estabelecer maior disciplina na rotina de estudos;
3. Auxiliar no controle da ansiedade, stresse e assim melhorar a concentração na hora do estudo
4. Motivar o aprendizado;
5. Aumento da autoestima
6. Desenvolver serenidade, fundamental para o bom desempenho em provas.


A PSICOTERAPIA ASSOCIADA A HIPNOSE PODE AJUDAR VOCÊ a melhorar sua capacidade de aprendizagem e memorização. Inclusive, pode te ajudar a realizar aquele seu sonho de passar num bom concurso público ou um vestibular para uma faculdade pública.

Psicóloga Joselaine Garcia
CRP/RS 18.433

Psicóloga Clínica
Formação em Hipnose Condicionativa
Formação em Hipnoterapia  cognitiva
Especialista em Docência Universitária

Membro do Latin American Quality Institute

  Psicóloga laureada com diversos prêmios: Internacional, Nacional e Estadual 

CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA EM CRUZ ALTA RS,
Rua Barão do Rio Branco 1701, sala 101  l  Fone : 55.9167-7928

terça-feira, 22 de março de 2016

SOBREVIVENDO AO FIM DE UM RELACIONAMENTO

Terminar um relacionamento é sempre doloroso. Mesmo que seja uma opção sua, uma decisão pensada, o sofrimento é inevitável.

A forma como lidamos com o fim de um relacionamento varia de pessoa pra pessoa, QUEM É EMOCIONALMENTE DEPENDENTE DO AMOR E DA ATENÇÃO DO OUTRO SOFRERÁ A SEPARAÇÃO DE FORMA MUITO MAIS DOLOROSA.

A ruptura do laço amoroso provoca sofrimentos que se assemelham ao dilaceramento da própria alma. O sistema psíquico entra em uma espécie de “curto-circuito”, instaurando um enorme luto. Esse sofrimento necessita de um tempo para ser assimilado, entendido e vencido, para que o indivíduo se reconstrua emocional e psicologicamente, porém não deve ser tornar eterno.

PARA SUPERAR A FASE DOLOROSA E DIFÍCIL É FUNDAMENTAL:
  1. Contar com uma rede de apoio formada por familiares e amigos
  2. Ter uma atividade como um trabalho, mesmo voluntário,
  3. Ter um hobby  
  4. Não ficar em casa, sentindo pena de si mesmo
  5. Retomar amizades, aceitar convites para sair e viajar
  6. Cuidar da autoestima
  7. Nos horários que costumava ter contato com a pessoa busque fazer algo que lhe de prazer, que tire seu foco da pessoa


EVITE:
  • Seguir o ex nas redes sociais
  • Buscar notícias através de conhecidos em comum
  • Forçar uma reaproximação.


É importante, resistir a essas tentações mais comuns e que provocam muita angústia e alimentam os pensamentos negativos

CRESCENDO COM A CRISE

Qualquer situação de crise existencial pode e deve ser usada para se repensar a vida, esse momento pode ser uma oportunidade para:
  • Se conhecer melhor,
  • Refletir sobre o que aconteceu,
  • Festejar os acertos e não repetir os erros.


FIQUE ATENTO(A): Nem todos os casos são superados de forma tranquila, se a pessoa está muito fragilizada, presa num ciclo de raiva e amargura desmedidas, sente dificuldade de juntar os cacos, e não tem energia para nada, busque ajuda de um profissional Psicólogo, pois é preciso ficar atento para os primeiros sinais de que a tristeza esteja se tornando depressão.  

Joselaine Garcia
Psicóloga Clínica
Formação em Hipnose Condicionativa
Formação em Hipnoterapia  cognitiva
Especialista em Docência Universitária

Membro do Latin American Quality Institute
Psicóloga premiada Internacionalmente 

Rua Barão do Rio Branco 1701, sala 101 -  Fone : 55.9167-7928
CRUZ ALTA RS,

segunda-feira, 21 de março de 2016

RENOVAÇÃO E AMADURECIMENTO PREVALECEM NO OUTONO

Toda estação do ano nos convida a novas posturas e nos proporciona uma série de aprendizados para a vida. O outono é um período recheado de significados que podem enriquecer nossas percepções.

No outono os jardins se preparam para uma nova florada. Os pássaros, os bichos se aninham, é um chamamento ao romantismo. É um convite ao amor.

Nietzsche postula que “o outono é mais estação da alma do que da natureza”. O outono nos remete para uma postura mais interiorizada. O clima pede mais cumplicidade, mais companheirismo. Tudo parece seguir em um tempo mais lento e de quietude. Fica um pouco da preguiça saudável.

No entanto, apesar de ser a estação que convida ao amor, os primeiros dias de outono, coincidem também com o final das férias, com a volta a rotina e para muitas pessoas representa desânimo e tristeza.

É no final das férias e durante o outono que se registra uma maior propensão para o aparecimento das depressões, os dias são “mais curtos” e os estímulos sociais decrescem, a baixa exposição à luz durante os dias mais curtos e escuros pode causar depressão, o que chamamos de depressão sazonal.

Segundo algumas pesquisas, do ponto de vista psicológico, os dias mais curtos e a falta de luz conduzem para uma atitude mais interiorizada, onde a energia é desviada para o mundo interno, propiciando a reflexão e produzindo espaço para uma avaliação do período atual e projetos futuros o que poderá levar a um sentimento de tristeza e frustração, destarte, há uma maior probabilidade para o aparecimento de depressões. Nesse período há mais pessoas apresentando sintomas como: tristeza, sensação de vazio, insatisfação, fadiga, perturbações do sono e do apetite, isto é, há uma alteração substancial do estado emocional da pessoa.

Outono é um período de mudança entre os extremos de temperatura. Ele chega logo após o verão, aquela estação de muita luz e em que nossas atuações se direcionam para o mundo externo. Não é à toa que para chegar a uma estação intermediária precisamos das "águas de março", como diz Jobim, “São as águas de março fechando o verão, é promessa de vida no meu coração", ou seja, uma chuva constante que vai refrescando o tempo aos poucos, dando fim ao brilho e a luz do verão.

Ainda que as águas pareçam dar fim ao melhor da festa do verão, na realidade, elas estão nos expondo que a vida segue e novas estações chegarão, a vida assim como as estações do ano é um constante devir com perdas e ganhos.

Elucubre e abra-se ao abrolhar de um novo tempo, não é simples, nem fácil, ninguém disse que seria, porém também não é impossível. Como tudo na natureza, nossos processos de mudança necessitam de tempo para se estabelecerem. Tempo para ir amadurecendo, Calmamente, reflita sobre os pesos inúteis que podem estar retardando seu caminhar, vá se desapegando e deixando ir. Vale a pena se libertar para deixar nascer um novo tempo.

Comece a estação mais romântica do ano, se apaixonando por você, se trate bem, se cuide, vibre pelos seus sucessos, corra atrás dos seus sonhos. 

Joselaine Garcia
CRP/RS 18.433

Psicóloga Clínica com ênfase em psicanálise e Psicodinâmica
Formação em Hipnose Condicionativa
Formação em Hipnoterapia  cognitiva
Especialista em Docência Universitária

Membro do Latin American Quality Institute
Psicóloga premiada Internacionalmente 

Rua Barão do Rio Branco 1701, sala 101 -  Fone : 55.9167-7928
CRUZ ALTA RS,



segunda-feira, 14 de março de 2016

TER CIÚME É NORMAL?

Entrevista com a Psicóloga Joselaine Garcia
Revista DS - Jornal Diário Serrano
Cruz Alta - RS



Psicóloga Joselaine Garcia concede entrevista a Revista DS, do Jornal Diário Serrano, Cruz Alta/RS. O assunto em pauta foi o polêmico CIÚMES. leia a entrevista na íntegra.










DS: Ter ciúme é normal?

Psicóloga Joselaine Garcia - O sentimento é considerado normal quando transitório e baseado em fatos reais.
Ele faz parte da natureza humana e surge comumente quando uma relação está ameaçada. É uma fase que a grande maioria passa quando estabelecem uma relação mais íntima com alguém, seja amorosa, de trabalho ou familiares, porém o espaço reservado para o ciúme pode abrigar desde o nível saudável até o descontrole doentio.
A intensidade do ciúme, ou seja, como respondemos ao ciúme é um assunto muito pessoal, porque envolve os nossos próprios níveis de confiança em nosso valor e capacidade de ser humano, destarte, se vai provocar conseqüências no afeto ou ser apenas uma crise transitória depende de cada indivíduo.
Para diversos autores o ciúme é dividido em três níveis diferentes: o “Normal”, o Neurótico e o Paranóico (Síndrome de Otelo).
O “normal”, mais comum, é a pessoa sentir-se enciumada em situações eventuais, onde existe um motivo real em que o sujeito enciumado sente-se de certa forma abandonado pelo parceiro.

DS: Por que sentimos tanto ciúme da pessoa amada?

Psicóloga Joselaine Garcia - Se formos pensar do ponto de vista psicanalítico, as causas do ciúme estão estritamente relacionadas à infância, pode ter suas raízes profundas na infância e no relacionamento com os pais, assim sendo, muitas vezes o ciumento excessivo carrega carências afetivas de longa data.
A precariedade dos vínculos afetivos seja na infância ou nos relacionamentos anteriores poderá levar o sujeito a ter dificuldades nas relações amorosas. Cada relacionamento profundo que estabelecemos na vida poderá acionar um aspecto diferente do nosso mundo interior, apresentando-nos desafios diversos e provocando-nos diferentes reações.
Muitos outros sentimentos abarcam o ciúme, como inferioridade, baixa autoestima, sentimento de injustiça, e medo inconsciente da perda, ele pode ainda ser fruto de um narcisismo excessivo que se expõe com reações doentias tais como o ciúme neurótico e delirante.

DS: De que forma o ciúme pode atrapalhar um relacionamento?

Psicóloga Joselaine Garcia - O ciúme em certa medida pode até aproximar o casal durante uma relação, ele pode ser visto como um sinal de amor, de zelo pelo relacionamento, porém quando ultrapassa a linha da normalidade gera conseqüências negativas, pode trazer muita angústia, ocasionando menor contentamento no relacionamento, alcançando formas doentias e abalando a saúde física e emocional de uma pessoa.
O ciúme é um dos sentimentos destrutivos que mais afeta os relacionamentos amorosos, leva à insatisfação e término do relacionamento conjugal. Em níveis mais graves ele pode se mostrar crônico, violento, e limítrofe da paranoide, ele invade a vida do casal e se manifesta por atos violentos que podem levar o ciumento a destruir justamente o que lhe é mais caro, o amor de seu parceiro.


DS: O ciúme está ligado diretamente ao medo de ser traída (o)?

Psicóloga Joselaine Garcia - Podemos pensar no ciúme como um medo de traição no aspecto amplo, mas o ciúme é uma reação complexa que conjuga diferentes sentimentos, os fatores que propiciam as manifestações de ciúmes são mais voltados principalmente ao medo do abandono, o medo de perder uma pessoa amada para um terceiro.


O ciúme é um sentimento egocentrado, não se trata de um sentimento voltado para o outro, mas sim voltado para si mesmo, para quem o sente, pois é, na verdade, o medo que alguém sente de perder o outro ou sua exclusividade sobre ele. Ainda que complexo, o sentimento afeta pessoas de todas as idades.

Psicóloga Joselaine Garcia
CRP/RS 18.433

Psicóloga Clínica com ênfase em psicanálise e Psicodinâmica
Formação em Hipnose Condicionativa
Formação em Hipnoterapia  cognitiva
Especialista em Docência Universitária

Membro do Latin American Quality Institute

   Psicóloga premiada Internacionalmente 

CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA EM CRUZ ALTA RS,
Rua Barão do Rio Branco 1701, sala 101  l  Fone : 55.9167-7928

segunda-feira, 7 de março de 2016

SUPER MULHER

As mulheres da atualidade incorporaram para si mesmas funções e obrigações dignas de qualquer super herói. Estas super mulheres não se lamentam: elas fazem.

Presa à necessidade de satisfazer ainda aos ideais do âmbito doméstico, reinado de suas mães e avós, as mulheres se observam hoje requisitadas pelas demandas próprias do espaço público, profissional e social.

Para tentar dar conta de tantos ideais, a mulher atual, carece ter um funcionamento genuinamente elástico, pois para corresponder às inúmeras demandas próprias de sua época, a mulher deve não só ser ideal, mas ainda ter o corpo ideal. Além de mãe dedicada, compreensiva e sorridente, deve manter-se sempre jovem. Amante ardente e bem disposta. Não sendo o bastante a mulher atual cobra-se “perfeição”.

A progressiva conquista de novos lugares e papéis femininos trouxe uma infinidade de ganhos que, como não poderia deixar de ser, teve seu preço.

Esta nova condição não é necessariamente boa nem ruim, pois vai depender de como a encararmos.

Mais importante do que ser uma super mulher livre de falhas, é saber enfrentar seus compromissos com tranqüilidade e poder cuidar de maneira equilibrada dos diversos setores de sua vida.

Reconhecer os próprios limites é uma forma de respeitar a si própria e possibilita que você viva de maneira mais coesa e realista, não cobrando de si mais do que é capaz de proporcionar.


Psicóloga Joselaine Garcia
CRP/RS 18.433

Psicóloga Clínica com ênfase em psicanálise e Psicodinâmica
Formação em Hipnose Condicionativa
Formação em Hipnoterapia  cognitiva
Especialista em Docência Universitária

Membro do Latin American Quality Institute

  B L O G U E I R A -    Blog: http://joselainegarcia.blogspot.com.br/

Colabora regularmente com a imprensa escrita, rádio e televisão.

Psicóloga laureada com diversos prêmios: Internacional, Nacional e Estadual 

CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA EM CRUZ ALTA RS,
Rua Barão do Rio Branco 1701, sala 101  l  Fone : 55.9167-7928