domingo, 4 de dezembro de 2016

HIPNOSE CLÍNICA - REGRESSÃO

O uso da hipnose é regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia,  o Conselho Federal de Psicologia aprovou e regulamentou o uso da Hipnose como recurso auxiliar de trabalho do Psicólogo através da RESOLUÇÃO CFP N.º 013/00 de 20 de dezembro de 2000. Essa aprovação se deu tendo em vista que algumas das considerações foram que:  a Hipnose é reconhecida na área de saúde, como um recurso técnico capaz de contribuir nas resoluções de problemas físicos e psicológicos e; ser a Hipnose reconhecida pela Comunidade Científica Internacional e Nacional como campo de formação e prática de psicólogos.

O QUE É A HIPNOSE? 

A hipnose pode ser definida como um estado alterado de consciência ou percepção. Em termos simples, a hipnose é um estado de profundo relaxamento no qual o consciente e o inconsciente do cliente podem ser focalizados por ficarem mais receptivos à sugestão terapêutica.

COMO FUNCIONAM AS SESSÕES DE PSICOTERAPIA COM TÉCNICAS DE HIPNOSE (HIPNOTERAPIA)?
Na primeira consulta é feito um levantamento para saber sobre a história do paciente e as dificuldades ou problemas a serem trabalhados.
Quando um processo terapêutico se inicia, a terapia é feita sob medida para cada paciente, pois há algo importante que precisa ser levado em consideração, que é o fato de que estamos diante de um ser único e com diversos recursos internos diferentes. Por isso a terapia deve ser feita sob medida para cada paciente.
A psicoterapia com técnicas de Hipnose é utilizada para acelerar o processo de terapia e encurtar o tempo de tratamento. O tempo varia de acordo com a pessoa e o problema, mas gira em torno de quatro sessões a poucos meses de tratamento.

COMO A HIPNOSE CLÍNICA PODE AJUDAR NO TRATAMENTO DE PROBLEMAS FÍSICO OU PSICOLÓGICO?
A psicoterapia com técnicas de Hipnose constitui uma abordagem terapêutica com eficácia em diversos problemas psicológicos e psicossomáticos e tem sido usada, com sucesso, para tratamento de diversos problemas como:
  • Traumas,
  • Fobias,
  • Ansiedade,
  • Depressão,
  • Pânico,
  • Motivação e aumento da força de vontade;
  • Obesidade e ajuda ao controle de peso,
  • Preparação de estudantes para exames e concursos,
  • Melhora do desempenho escolar,
  • Melhorar a memória e concentração
  • Melhora no desempenho geral de atletas,
  • Dificuldade de falar em publico,
  • Stress,
  • Gastrite (de origem emocional),
  • Enxaqueca, 
  • Problemas dermatológicos de fundo emocional,


QUAIS OS RESULTADOS COMPROVADOS DA HIPNOTERAPIA?
 A entrada definitiva da hipnose pela porta da frente da medicina e da psicologia não ocorreu por acaso. O movimento está sustentado por uma gama de estudos comprovando sua eficácia nas mais variadas enfermidades. Um dos mais recentes foi conduzido na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e provou que o método pode ser usado com sucesso (fonte: (Revista Istoé  - Edição: 2018)

Embora seja empregada há milhares de anos, a hipnose atual é um procedimento científico de eficácia comprovada, sendo aplicada por psicólogos, e médicos de mais de 70 países, dentre eles Alemanha, Argentina, Austrália, Canadá, Chile, China, Escandinávia,  Estados Unidos, França, Holanda, Inglaterra, Israel, Itália, Japão, México, Rússia, Singapura, Suécia e Suiça.

Hipnotizar é até relativamente fácil, o mais complicado é o tratamento realizado, somente a hipnose ou o transe não trata nada o que trata é o processo realizado, a sugestão, o condicionamento, a ressignificação o bloqueio dos traumas etc, enquanto o paciente está em estado hipnótico. Com esses procedimentos pode-se produzir diversos impactos psicológicos, e é exatamente por este motivo que essa não é uma técnica livremente usada por qualquer um, apenas por profissionais especializados.

PORQUE NO TRATAMENTO COM A HIPNOSE OS RESULTADOS SÃO MAIS RÁPIDOS?
A rapidez dos resultados se dá basicamente pela forma de comunicação que é feita, e da disponibilidade do paciente em aceitar tais sugestões. Na hipnose, o paciente tem a possibilidade de chegar a estados profundos de percepção e mudança, que em vigília, apenas numa conversa não chegaria. Desta forma, a Hipnose Clínica possui grande importância dentro dos hospitais e clínicas especializadas, pois os pacientes já chegam propensos a mudanças

PRECONCEITO COM RELAÇÃO À TÉCNICA DE HIPNOSE.
O preconceito com relação à hipnose se dá mais é por falta de conhecimento. Há ainda muita desinformação em relação à hipnose. Muitos ainda tomam a hipnose por algo mágico, ou a confundem com mero exercício de relaxamento. Por outro lado, ainda vemos charlatães exibindo-se na TV, expondo pessoas a situações ridículas, facilmente alcançadas por meio da sugestão hipnótica.
A técnica é boa, funciona e não traz nenhum desconforto ao paciente.

TODAS AS PESSOAS PODEM SE SUBMETER À HIPNOSE?
Qualquer pessoa pode se submeter a psicoterapia com técnicas de hipnose. As restrições seriam para pacientes em surto psicótico e aqueles sem audição. Os pacientes dependentes quimicos encontram dificuldade maior, na medida em que não conseguem focalizar sua atenção bem como pacientes com lesões cerebrais.

QUAIS SÃO OS CUIDADOS QUE UMA PESSOA DEVE TER AO PROCURAR UM TRATAMENTO ATRAVÉS DA HIPNOSE?
O mais importante é escolher um bom profissional em quem o paciente possa depositar confiança. E antes de submeter-se ao tratamento, conversar com o terapeuta escolhido e sanar as dúvidas necessárias, como por exemplo, se há indicação de hipnose para seu caso.
A pessoa hipnotizada fica inconsciente?
Normalmente o hipnotizado mantém o seu estado consciente, apenas com a atenção focalizada, onde o censor crítico da mente é aberto (racional) ou simplesmente afastado temporariamente. Ao aprofundar o transe, pode haver o desligamento da atenção vigilante. Apenas no transe profundo ocorre a amnésia total (inconsciente), tudo depende do nível de ansiedade em que o paciente conseguiu chegar durante a sessão, nota-se que a cada sessão, dependendo do terapeuta e da técnica empregada, o aprofundamento ao transe é cada vez maior e os níveis de consciência são cada vez menores.

A PESSOA PODE NÃO VOLTAR DO TRANSE, FICAR PRESA NELE?
Não, na hipnose não é possível ficar preso ao transe. O transe profundo leva ao sono que, como qualquer sono, dura até o momento de acordar, que é natural a cada indivíduo.

REGRESSÃO E HIPNOSE: PODE OCORRER A REGRESSÃO QUANDO A PESSOA ENTRA EM ESTADO HIPNÓTICO?
Sim, pode quando houver indicação terapêutica, não é todos os casos que se usa o processo de regressão, por exemplo: em gestantes não é apropriado realizar a regressão.
A regressão feita é até a vida intra-uterina, não trabalho com  regressão a vidas passadas.
O objetivo da regressão é localizar os registros mentais traumáticos que foram incorporados no psiquismo em algum momento da vida. 

HIPNOSE CLÍNICA: COMO ESSA TÉCNICA PODE AJUDAR NO TRATAMENTO DAS PATOLOGIAS?
No caso da depressão:  O tratamento é rápido, quando se utiliza técnicas de hipnose clínica, com resultados já nas primeiras sessões. Trabalhamos com o bloqueio do negativo, e aumento da auto-estima, bem como sua relação com o ambiente.
No caso da obesidade: Come-se por ansiedade, por medo, por angústia, come-se para se proteger de algo ou alguém. Come-se simplesmente por prazer, por raiva, por decepção amorosa e muitos outros motivos. A partir do diagnóstico é possível traçar estratégias de mudança, possibilitando ao paciente perceber que existem outras formas mais saudáveis de conseguir o que querem sem precisar ingerir alimentos freneticamente.
A hipnoterapia tem sido muito aceita no tratamento da obesidade, devido a sua rápida atuação no recondicionamento mental do obeso, atuando especialmente junto a compulsividade por alimentos, autoestima, reeducação dos hábitos alimentares, estímulos para atividades físicas, entre outras. Se detectado que a obesidade possui fundo emocional é possível bloquear ou inibir os fatores traumáticos em poucas sessões.

É importante salientar que a hipnose é apenas uma ferramenta utilizada nas terapias. A hipnose em si não é uma terapia.



Psicóloga Joselaine Garcia
CRP/RS 18.433
Psicóloga Clínica
Especialista em Hipnose Condicionativa
Especialista em Hipnoterapia  cognitiva
Pós graduada  em Docência Universitária

Psicóloga laureada com diversos prêmios: Internacional, Nacional e Estadual 

CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA 
Rua Barão do Rio Branco 1701, sala 101  | Fone : 55.99167-7928

CRUZ ALTA RS,

Nenhum comentário:

Postar um comentário