quinta-feira, 27 de outubro de 2016

SUPORTE PSICOLÓGICO - PACIENTES COM CÂNCER


Diagnóstico de câncer vem acompanhada do sentimento de angústia, sofrimento, dúvidas e muitas vezes desespero. O apoio psicológico é de suma importância

O suporte psicológico É TÃO IMPORTANTE QUANTO À MEDICAÇÃO. Com o lado emocional controlado, a condição de cura no contexto acaba sendo bem maior.

O paciente oncológico carrega em seu mundo subjetivo, muitas concepções negativas acerca da doença, o que dificulta no processo de adesão e recuperação.

A desmotivação e a falta de desejo de querer enfrentar a doença, pode afetar muito no tratamento, não só com o câncer, mas com outras doenças também, o lado emocional está diretamente ligado ao processo do adoecimento. 

O suporte emocional é importante para que ela entenda o que está lhe acontecendo, para que fale dos medos, das angústias, etc.


O câncer possui um significado ameaçador para o paciente, visto que está associado à interrupção da vida, infelizmente, por isso, o trabalho terapêutico tem a função de desmistificar a doença. É preciso mostrar que a pessoa com câncer pode sim ter cura e fazer com que ela entenda o próprio papel no adoecimento.


Como vimos, brevemente, o apoio emocional auxilia no tratamento e contribui para uma melhor adesão ao processo, assim como, fornece subsídios para os pacientes enfrentarem as várias mudanças que ocorrerão no estilo de vida.

Psicóloga Joselaine Garcia
CRP/RS 18.433
Psicóloga Clínica
Especialista em Hipnose Condicionativa
Especialista em Hipnoterapia  cognitiva
Pós graduada  em Docência Universitária

Membro do Latin American Quality Institute

  Psicóloga laureada com diversos prêmios: Internacional, Nacional e Estadual 

CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA 
Rua Barão do Rio Branco 1701, sala 101  | Fone : 55.9167-7928
CRUZ ALTA RS,

Nenhum comentário:

Postar um comentário