quarta-feira, 16 de setembro de 2015

TRADIÇÕES CULTURAIS - ORGULHO DE SER GAÚCHO!


Tradições Culturais, todas as culturas as têm, porém com diferente impacto social, com mais ou menos identificação cultural,  elas são parte complementar de cada pessoa, integrada na cultura a que pertence, definindo-a e distinguindo-a entre sociedades.

Pode-se dizer que a união em torno das tradições e da cultura permitem que os gaúchos se reconheçam enquanto um grupo diante do restante da sociedade. Conforme postula (Shils, 1981, p.322) “os seres humanos não podem sobreviver sem tradições, embora estejam freqüentemente insatisfeitos com as suas” a tradição pode levar consigo uma série de referências e concepções; ela tem a sua epistemologia e traz dentro de si um sentido de coletividade, ela molda o sentido que cada sujeito tem de si e de pertencer a um grupo social.
Muitas vezes integrar-se a um "grupo local" compõe verdadeira necessidade psicológica para o sujeito, este, não rara às vezes, precisa de uma unidade social coerente, maior que a família, dentro da qual sinta que outros indivíduos são seus amigos, que dividem suas idéias e hábitos.

 Sabe-se que desde sempre existiu necessidade de passar às gerações seguintes o conhecimento das gerações anteriores. Isto ocorre devido à noção da mortalidade do Homem, e faz-se através da realização de atividades que originem a identificação dos povos. A difusão da tradição, por meio da memória, possibilita a produção dos sentidos que são compartilhados, como um processo ativo e dinâmico, fruto das relações de poderes já instituídos que arquiteta aquilo que adotamos como parte da cultura humana.

Porém, temos que levar em consideração que, o que é motivo de orgulho para uns, não é para outros. O que é alvo de identificação para uns, não o é para outros.

As festas tradicionalistas, enquanto espaços sociais expandem os laços de sociabilidade e proporcionam a troca dos saberes, valorizando as práticas da cultura local. Elas, também, podem ter o potencial de transformar e inovar as maneiras de viver e estar no mundo, criando novos formatos de vida social.

Psicóloga Joselaine Garcia
CRP/RS 18.433

Psicóloga Clínica
Hipnóloga Clínica
Especialista em Hipnose  Condicionativa
Especialista em Hipnose   Cognitiva
Especialista em Docência Universitária

Colabora regularmente com a imprensa escrita, rádio e televisão.
Psicóloga laureada com diversos prêmios: Internacional, Nacional e Estadual 

CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA EM CRUZ ALTA RS,
Rua Barão do Rio Branco 1701, sala 101
Fone  para contato: (55) 9167-7928



Nenhum comentário:

Postar um comentário