segunda-feira, 14 de setembro de 2015

HIPNOSE, UMA BOA ALTERNATIVA

Entrevista Psicóloga Joselaine Garcia
Jornal Diário Serrano - Cruz Alta/RS
Assunto: HIpnose na prática Clínica do Psicólogo
Há quantos anos você trabalha na área de hipnose?

Sou Psicóloga formada pela segunda turma de Psicologia da URI/Campus Santiago, desde minha graduação já trabalhava com a Hipnose Clássica, em 2011 me capacitei em Hipnose Condicionativa, pelo Instituto Brasileiro de Hipnologia e pela Sociedade Ibero-Americana de Hipnose Condicionativa, em 2013 me capacitei em Hipnoterapia Cognitiva. A hipnose atual é um procedimento científico de eficácia comprovada, sendo aplicada por médicos e psicólogos de mais de 70 países.


Quais os benefícios?

A hipnose vem sendo empregada em todo o mundo como uma importante ferramenta de apoio terapêutico nas mais diversas especialidades e doenças, com bastante sucesso na área psíquica. Os sintomas podem ser bastante atenuados ou até mesmo vir à remissão completa, tem como beneficio, também, a diminuição do tempo de tratamento, a hipnoterapia facilita a terapia e assim encurta o tempo de tratamento.

Hospitais do Brasil e do Exterior usam a hipnose no tratamento de sintomas de doenças como câncer, asma ou insônia, é usado, por exemplo, no Memorial Sloan- Kettering Cancer Center e no M. D. Anderson Cancer Center, dois dos mais importantes centros de tratamento e pesquisa da doença, para diminuir efeitos colaterais da quimioterapia, como a fadiga e a dor. No Brasil já faz parte da rotina de serviços de primeira grandeza como o Hospital A. C. Camargo, de São Paulo, especializado na luta contra o câncer, e ganhou espaço no Hospital das Clínicas de São Paulo (HC/SP), (Revista ISTOÉ Ed. 2018 de 09.Jul.08)


Quando é aconselhável?

A hipnose tem sido usada no tratamento da dor, depressão, ansiedade, estresse, traumas, fobias, medos, compulsão alimentar, anorexia, bulimia, obesidade, ajuda no controle de peso, distúrbios do sono, estresse pós-traumático, enxaqueca, preparação de estudantes para exames e concursos, melhora do desempenho escolar, melhorar a memória e concentração, dificuldade de falar em publico e muitos outros problemas psicológicos.

A Hipnose é um recurso técnico, uma ferramenta, capaz de contribuir nas resoluções de problemas na área psíquica, mas, ela não é útil para todos os problemas psicológicos ou para todos os pacientes, a decisão de usar hipnose como um adjunto ao tratamento só pode ser tomada em consultas com um profissional, pois, nem sempre ela é a mais indicada.


O que é a hipnose?

É um estado alterado de consciência induzido por profissionais capacitados. Nesse estado, há mudanças nos padrões das ondas cerebrais e diferentes estruturas do órgão são ativadas com maior intensidade, em especial as relacionadas à memória e às emoções. Neste estado nos tornamos capazes de acessar a riqueza das nossas informações, história, crenças, e sabedoria interiores para estimular e integrar o autodesenvolvimento e mudanças duradouras positivas.


A hipnose ajuda na prevenção de doenças, como ansiedade?

Sim, a hipnose é também utilizada na prevenção das doenças, como a ansiedade decorrente do estresse, ela leva a Redução das tensões (musculares, orgânicas e emocionais) assim podendo prevenir entre outras, a depressão, as doenças psicossomáticas e somatização


Psicóloga Joselaine Garcia
CRP/RS 18.433

Especialista em Hipnose  Condicionativa
Especialista em Hipnose   Cognitiva
Especialista em Docência Universitária

Credenciada ao Instituto Brasileiro de Hipnologia
Membro da Sociedade Ibero-Americana de Hipnose Condicionativa
Membro do Latin American Quality Institute

Colabora regularmente com a imprensa escrita, rádio e televisão.

Psicóloga laureada com diversos prêmios: Internacional, Nacional e Estadual 

CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA EM CRUZ ALTA RS,
Rua Barão do Rio Branco 1701, sala 101

Fone  para contato: (55) 9167-7928

Nenhum comentário:

Postar um comentário