sexta-feira, 3 de julho de 2015

A DOR PELA PERDA DE UM AMOR

A felicidade do encontro amoroso é igual à tristeza e ao abandono de nos percebermos no fim de um amor. Essa sensação é tão intensa que é semelhante à dor sentida com a morte de um ente querido.

No caso da relação amorosa, perde-se uma parte de si mesmo. O término de um relacionamento de muita dedicação e intensidade traz a sensação de luto intenso, contagiando todo o entorno.

A ruptura do laço amoroso provoca sofrimentos que se assemelham ao dilaceramento da própria alma. O sistema psíquico entra em uma espécie de “curto-circuito”, instaurando um enorme luto. 

Superando o término do amor

O sofrimento não pode durar para sempre. Com o passar do tempo o enlutado desinveste energia na representação do amado aos poucos e retira o excesso de afeto que havia nele. O processo do luto termina numa espécie de "desamor" em relação àquele que se perdeu para que, no futuro, se possa amá-lo de outra maneira. Com o passar do tempo, a saúde psíquica se consolida na habilidade de constituir novos laços e investir em outras possibilidades amorosas.

No entanto, sabemos que nem todos os casos de luto são superados de forma tranquila, sendo necessário fazermos algumas diferenciações. Nomeamos os casos de luto patológico e melancolia. A grande diferença entre um e outro, é que enquanto no luto o mundo se torna vazio e inexpressivo, nos casos melancólicos, a pessoa que perdeu o objeto amado é que se sente vazia e inexpressiva. Assim, temos reações opostas na maneira de se lidar com a dor, com a recuperação da autoestima e com a possibilidade de investir amorosamente em novos objetos. É preciso estar atento, pois a melancolia é um luto que não passa sozinho. 


Encontrar a si mesmo ajuda a superar o fim do relacionamento, para isso você pode contar com a psicoterapia, ela pode ajudar, no processo de buscar em si o que antes se buscava no outro. Não hesite em buscar ajuda de um Psicólogo(a)

 Psicóloga Joselaine Garcia
CRP/RS 18.433
P S I C O T E R A P E U T A  -  H I P N O T E R A P E U T A 
Pós Graduada em Docência Universitária
Credenciada ao Instituto Brasileiro de Hipnologia
Membro da Sociedade Ibero-Americana de Hipnose Condicionativa
Membro do Latin American Quality Institute
   B L O G U E I R A -    Blog: http://joselainegarcia.blogspot.com.br/
Colabora regularmente com a imprensa escrita, rádio e televisão.
Psicóloga laureada com diversos prêmios: Internacional, Nacional e Estadual 
CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA EM CRUZ ALTA RS,
Rua Barão do Rio Branco 1701, sala 101
Fone  para contato: (55) 9167-7928

Nenhum comentário:

Postar um comentário