terça-feira, 24 de setembro de 2013

QUAL O PAPEL DO PSICÓLOGO?


O texto abaixo é parte de uma entrevista concedida pela Psicóloga, Joselaine Garcia, ao Jornal Diário Serrano - Cruz Alta - RS, para edição em comemoração ao dia do Psicólogo, em 27 de agosto de 2013.

Inicialmente a área de atuação do Psicólogo se resumia a clínica, escola e empresa, no entanto, hoje o Psicólogo está presente em um número cada vez maior de contextos e em diversas áreas como: consultórios, escolas, hospitais, creches, orfanatos, empresas, sindicatos de trabalhadores, presídios, CRAS, CAPS, instituições da justiça, comunidades em geral.

Hoje nós temos um novo fazer psi, a psicologia tem evoluído de maneira especial no que diz respeito à amplitude da sua atuação, que não se limita apenas em “auxiliar” as pessoas “com problemas” ou “loucas”, mas sim, em ajudar a população de uma maneira geral. Destarte, perante o novo contexto, o papel do Psicólogo é a promoção da saúde e segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) saúde é o "estado de bem-estar físico, mental e social" Nessa perspectiva, refletir a saúde dos indivíduos significa pensar as condições objetivas e subjetivas de vida, de modo indissociado, é colaborar com um futuro melhor, e não apenas cuidar dos problemas já instalados, mas ir além, atuando na prevenção e promoção da saúde e qualidade de vida.


O psicólogo trabalha para promover saúde, isto é, trabalha para que as pessoas desenvolvam uma compreensão cada vez maior de sua inserção nas relações sociais e de sua constituição histórica e social enquanto ser humano. Quanto mais nitidez se tiver sobre isso, maiores serão as possibilidades de o indivíduo lidar com a situação cotidiana que o abrange, definindo o que fazer, projetando intervenções para alterar a realidade, compreendendo as relações que vive e, portanto, compreendendo a si mesmo e aos outros.

 JOSELAINE GARCIA
Psicóloga e Hipnóloga
CRP 07/18433 e SIAHC 1488
Pós Graduada em Docência Universitária
Hipnóloga credenciada ao Instituto Brasileiro de Hipnologia e
Membro da Sociedade Ibero-Americana de Hipnose Condicionativa
Consultório Psicológico em Cruz Alta - RS

_______________________
Prêmios recebidos

* Psicóloga Destaque Estadual, Prêmio Master Estadual 2013, conforme pesquisa da Empresa Master Pesquisas.
* Psicóloga Destaque Mercosul, Prêmio Master Mercosul 2013, conforme pesquisa da Empresa Master Pesquisas.
Psicóloga Destaque Nacional, Prêmio Master Nacional Integrado 2012, conforme pesquisa da Empresa Master Pesquisas.
* Psicóloga Destaque Municipal 2012, no município de Cruz Alta/RS, Conforme pesquisa da Empresa Exclusiva Pesquisas.
* Consultório de Psicologia destaque na Região Sul do Brasil(RS, PR, SC), Prêmio Master Sul Brasil 2012, conforme pesquisa da Empresa Master Pesquisas.
Consultório de Psicologia destaque Estadual, Prêmio Master Estadual 2012, conforme pesquisa da Empresa Master Pesquisas.
Psicóloga Destaque Estadual 2012, Troféu Master Estadual 2012, conforme pesquisa da Empresa Master Pesquisas.
Psicóloga Destaque Municipal 2012, no município de Cruz Alta/RS, Conforme pesquisa da empresa Ouro Pesquisa e Publicidade.
Psicóloga Destaque Municipal 2011, no município de Cruz Alta/RS, conforme pesquisa da Empresa Sul Pesquisas.

Um comentário:

  1. Gostei do blog e quero fazer uma pergunta, penso em iniciar um curso de Psicologia pois me identifico com a área mais não entendo completamente então gostaria de entender melhor a área antes de me decidir em fazer ou não o curso... então se possível responda a uma pergunta por favor... XD

    Como você define trabalhar com psicologia os pontos bons e ruins? as dificuldades e as vantagens? aguardo resposta, obrigado. :)

    ResponderExcluir