domingo, 21 de outubro de 2012

ALGUNS ENFOQUES PSICANALÍTICOS DE MUDANÇA


A mudança psíquica é a proposta maior da psicanálise e das teorias que dela derivam, no entanto sua conceituação será diferente para cada autor, veremos a seguir alguns enfoques Psicanalíticos de mudança.

Freud: é tornar consciente o inconsciente através da diminuição da repressão e da conseqüente elaboração deste conteúdo psíquico reprimido.
A partir de sua teoria estrutural (1923), mudança e cura estarão relacionadas ao desenvolvimento do ego tomando espaço do id. Tais mudanças proporcionam capacidade ao ego para elaboração dos conflitos psíquicos e uma plasticidade maior nas estruturas defensivas, permitindo uma relação mais saudável com as pulsões internas e com a realidade externa.

M. Klein: o modelo kleniano leva em consideração as relações de objeto,  estabelece a teoria das posições primitivas esquizoparanoide e depressiva como um índice de amadurecimento psíquico.

Bion: uma evolução, expansão da mente, aparelho psíquico em constante evolução. Ele introduziu no na teoria psicanalítica os conceitos de continência e função continente do analista.

Winnicott: acreditava que o holding analítico era um fator imprescindível para o desenvolvimento do processo de analise. Ele preocupava-se em construir um setting que a limitasse e a contivesse. Espaço com limite, continente com conteúdo, risco com regurança.

Kohut: o objeto, a pessoa do terapeuta, será internalizado, e então o déficit na estrutura do self, resultante da primitiva inadequação parental, será mitigado ou reparado. É uma teoria baseada em déficit e restauração do que em conflito e resolução. 
(Referência: RODRIGUES, V.; HUTZ, M. O apoio como fator de mudança nas psicoterapias. In: CORDIOLI A.V. Psicoterapias: abordagens atuais)



JOSELAINE GARCIA
Psicóloga e Hipnóloga
CRP 07/18433 e SIAHC 1488
Pós Graduada em Docência Universitária
Hipnóloga credenciada ao Instituto Brasileiro de Hipnologia e
Membro da Sociedade Ibero-Americana de Hipnose Condicionativa
Consultório Psicológico em Cruz Alta - RS

_______________________
Prêmios recebidos

Psicóloga Destaque Municipal 2012, no município de Cruz Alta/RS, Conforme pesquisa pública realizada pela Empresa Exclusiva Pesquisas.
* Prêmio Master Sul Brasil 2012 - Consultório de Psicologia destaque na Região Sul do Brasil, (RS, PR, SC) – , conforme pesquisa da Empresa Master Pesquisas.
Prêmio Master Estadual 2012 - Consultório de Psicologia destaque Estadual, conforme pesquisa da Empresa Master Pesquisas.
Troféu Master Estadual 2012 - Psicóloga Destaque Estadual 2012, conforme pesquisa da Empresa Master Pesquisas.
Psicóloga Destaque Municipal 2012, no município de Cruz Alta/RS, Conforme pesquisa pública realizada pela empresa Ouro Pesquisa e Publicidade.
Psicóloga Destaque Municipal 2011, no município de Cruz Alta/RS, conforme pesquisa pública da Sul Pesquisas, realizada no município de Cruz Alta – RS


Nenhum comentário:

Postar um comentário