quarta-feira, 4 de julho de 2012

MEDO DE DIRIGIR!!!!


O Medo de Dirigir pode ter diversas causas:

Pode ser causado por um trauma durante o aprendizado;
Por alguma imagem que viu, ou até mesmo por um relato que ouviu de alguém;
Por medo de acidentes;
Não rara às vezes, as pessoas que têm medo de dirigir são muito ansiosas, elas antecipam os acontecimentos, e sempre para o lado ruim, daí sentem medo e deixam de concretizar algo, que neste caso é dirigir.

Em geral “São pessoas que não gostam de se expor, ouvir uma crítica mais dura ou ser xingada. E essas são coisas corriqueiras no trânsito. Caracterizam-se por serem muito autocríticas, inseguras, perfeccionistas”.

Mas é fato que na grande maioria dos casos, o maior temor dos motoristas é os acidentes, muitas vezes, ela nem chega a se envolver em acidente, mas toma um susto muito grande e decreta a si mesma “Isso não é para mim’”.

Segundo Maria Luiza Bustamante, chefe do Centro de Psicologia Aplicada da UERJ as mulheres são mais vulneráveis neste caso. Com um perfil mais emocional, elas se sentem atormentadas pela pressão do trânsito.

Ainda falando no medo feminino de dirigir não podemos deixar de levar em consideração o valor simbólico do carro na nossa sociedade. Não faz muito tempo que as mulheres não tinham sequer o direito de gerir seus bens. Essa mudança é muito recente e os homens ainda têm preconceito, o qual transmitem a elas. Ter carro é poder dirigir a sua vida, o poder de se deslocar sem dar satisfação a ninguém

O sentimento de culpa também contribui e muito. Se for uma mulher, ela se sente ainda mais frustrada por ter falhado na missão de quebrar o tabu de que as mulheres dirigem mal. E o resultado: perde a confiança em si mesma como motorista.


Mas não é raro encontrar homens e mulheres com uma fobia de dirigir, Pedais e câmbio são instrumentos de tortura, os espelhos parecem refletir a imagem de inúmeros monstros que estão dispostos a apavorar você.

Primeiro é necessário esclarecer que nem todo medo é sinônimo de fobia.
Há uma diferença entre o medo patológico e o medo sadio. 
O medo sadio é aquele instinto de responsabilidade e autoproteção, essencial para não cometermos delírios no trânsito. Quando o medo começar a atrapalhar a sua vida, como deixar de ir a determinado local porque não quer dirigir, aí já é hora de procurar um psicólogo.


A psicoterapia com uso de técnicas de hipnose (hipnoterapia)  para fobia de direção é a terapia que apresenta resultados positivos mais rápidos. A maioria das pessoas já começam a sentir resultados satisfatórios a partir da segunda sessão.

A vida é muito curta… devemos aproveitar cada segundo! Não deixe que o medo de dirigir limite sua liberdade, afinal simbolicamente “Ter carro é poder dirigir a sua vida, o poder de se deslocar sem dar satisfação a ninguém”


 JOSELAINE GARCIA
Psicóloga e Hipnóloga
CRP 07/18433 e SIAHC 1488
Pós Graduada em Docência Universitária
Credenciada ao Instituto Brasileiro de Hipnologia
Membro da Sociedade Ibero-Americana de Hipnose Condicionativa
Consultório Psicológico em Cruz Alta - RS

Psicóloga Destaque Estadual 2012, Troféu Master Estadual 2012, conforme pesquisa da Empresa Master Pesquisas.
Psicóloga Destaque Municipal 2012, no município de Cruz Alta/RS, Conforme pesquisa pública realizada pela empresa Ouro Pesquisa e Publicidade.
Psicóloga Destaque Municipal 2011, no município de Cruz Alta/RS, conforme pesquisa pública da Sul Pesquisas, realizada no município de Cruz Alta – RS

_____________________
Referencias:
http://blog.bolsademulher.com/decarona/2011/06/27/fobia-de-dirigir/
www.institutohipnologia.com.br
Crozera, Luiz Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário