terça-feira, 24 de julho de 2012

ELE PEDIU UM TEMPO. E AGORA?


Quando falamos em dar um tempo, vários questionamentos surgem em nossas cabeças, como: É para colocar os sentimentos em ordem? Qual deve ser o objetivo do tempo? Pode ser uma deixa ou falta de coragem do homem para fazer com que ela termine o namoro? Ou o primeiro passo para depois tomar coragem de terminar? Quando ele pede um tempo é por que está interessado em outra, mas não tem certeza de quem ele realmente quer ficar? Uma forma de escapar da traição? Enfim, várias dúvidas surgem ...

Cada pessoa reagirá a essa experiência com o seu padrão relacional, ou seja, é, seu modo próprio de ser, constituído a partir de sua história de vida que originou um sistema interno de valores e crenças sobre relacionamento afetivo. A atuação do inconsciente está presente o tempo todo ao longo de nossa vida, interferindo em cada processo psíquico, em menor ou maior grau.

Claro que não é fácil para quem escuta e, muitas vezes o medo da perda impede que algumas pessoas concordem com qualquer tipo de afastamento, mesmo que temporário.

Porém, se você ouvir essa frase de seu namorado, tente descontrair e levar a vida normalmente saia com suas amigas e aproveite para curtir a sua liberdade. Confie em si própria, e lembre-se que a felicidade está em si e a capacidade de amar também. A tua felicidade está na tua mão, não na mão do outro. Dar um tempo não é o fim!

Quando falamos em dar um tempo, vários fatores estão em jogo, cada caso é um caso e deve ser analisado dentro do seu contexto. 

A decisão entre investir e desistir da relação é muito complexa, é uma grande rede de fatores que envolvem a tal decisão uma vez que abarca diversos fatores, mas, aqui falando de forma generalizada, podemos dizer que muitas vezes é preciso se afastar dos problemas para que se possa olhar para eles de um ponto de vista diferente, portanto nem sempre o “dar um tempo” signifique não amo mais você, estou interessado em outra, etc.

Quando alguém pede um tempo no namoro normalmente é porque as coisas já não estavam indo bem e isso não acontece de repente, talvez você não tenha dado atenção aos sinais que, possivelmente, seu namorado vinha demonstrando. Como dizia Freud, às vezes, um charuto é apenas um charuto, ou seja, às vezes o que falamos é só o que falamos, sem  segundas intenções.

JOSELAINE GARCIA
Psicóloga e Hipnóloga
CRP 07/18433 e SIAHC 1488
Pós Graduada em Docência Universitária
Credenciada ao Instituto Brasileiro de Hipnologia
Membro da Sociedade Ibero-Americana de Hipnose Condicionativa

 _______________________

Prêmios recebidos
Psicóloga Destaque Estadual 2012, Troféu Master Estadual 2012, conforme pesquisa da Empresa Master Pesquisas.
Psicóloga Destaque Municipal 2012, no município de Cruz Alta/RS, Conforme pesquisa pública realizada pela empresa Ouro Pesquisa e Publicidade.
Psicóloga Destaque Municipal 2011, no município de Cruz Alta/RS, conforme pesquisa pública da Sul Pesquisas, realizada no município de Cruz Alta – RS


35 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog!!
    Essa frase "Confie em si própria, e lembre-se que a felicidade está em si e a capacidade de amar também. A tua felicidade está na tua mão, não na mão do outro." me fez reagir e mesmo que seja um tempo ou término tenho que ver que minha felicidade é minha, e não pertence e nem é fornecida pelos outros!
    Muito obrigada, continue com seu trabalho, ele é muito enriquecedor

    ResponderExcluir
  2. EXCELENTE esse artigo!Realmente nos faz refletir sobre cada situação, pois cada caso é um caso e há muitos textos publicados com esse tema, que pré julgam e generalizam todas as situações referentes á quando alguém pede um tempo.

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Realmente cada caso é um caso, e isso nao é sinal que um nao goste do outro, nem que vao largar depois daquele tempo.
    No meu caso estava desanimada, mais me ajudou pra ver onde estava o problema, onde eu estava errando..
    As vezes o tempo pode ser o melhor amigo para o relacionamento.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Hoje meu namorado pediu um tempo, estou muito chateada, mas acredito que sera melhor para nós. Tenho duvidas se ele e mesmo o que quero. Mas não quero o fim do namoro. E nem um tempo.

    ResponderExcluir
  5. Hoje meu namorado pediu um tempo, estou muito triste, não quero esse tempo. Mas acredito que sera melhor para nós, eu também não sei o quanto gosto dele. mais quero ele ao meu lado.

    ResponderExcluir
  6. Bom...depois de me dizer tantas coisas pesadas e ruins ele pediu para "esquecer ele" por um tempo...acabou de dizer que não sabe mais o que sente em relação a mim... Só sei que já perdi muito tempo chorando. Vou ficar na minha... prefiro sofrer agora do que a longo prazo... se ele não se redimir ou não querer ficar cmg, saberei que o melhor foi feito! Ngm merece estar com uma pessoa que não nos ama...

    ResponderExcluir
  7. Aconteceu comigo também. Meu namorado também me pediu um tempo, está confuso, diz que nosso relacionamento está desgastado. Tenho visto muitas histórias parecidas mas não sei qual vai ser a conclusão da minha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como as sua, não sei como se concluirá...paciência

      Excluir
  8. Eu Dra Joselaine gostaria de agradecer a publicação. Acalmou mais meu coração ontem minha namorada me pediu um tempo e eu estou desolada são 6 anos de namoro. Não sei o que fazer estou mto triste.

    ResponderExcluir
  9. e meio complicado essa historia de da um tempo ta sendo uma faze muito triste em meu relacionamento

    ResponderExcluir
  10. Meu namorado ontem me pediu um tempo, está sendo difícil, não sei o que vai acontecer, mas ainda nos amamos muito!

    ResponderExcluir
  11. meu namorado pediu um tempo motivo a distancia entre ele e eu porque morar longe e esta dificil pra mim acerta amor de mais ele ele minha vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm passo por isso, relação desgastada por distância, crise financeira e profissional. Nos amamos de verdade, temos suportado as dificuldades por dois anos, mas realmente a relação estagnou e ecomeçamos a cansar da rotina e falta de perspectiva, de repente, ele começou a ficar ciumento sem motivos, uma cisma de que alguem estaria interessado em e eu pensando em dar uma chance, esse comportamento dele, sempre q entravamos na internet p/conversar, acabavamos brigando qualquer coisa, cmo por exemplo demorar a responder, era motivo de ele achar q eu já não o dava mais atenção como antes, dizia q eu estava mudada. o clima começou a ficar realmente tenso , então ele resolveu q pra não piorar as coisas entre nós deveríamos dar um tempo, nos amamos de verdade , mas ele me acusou de estar cansada dele, e tbm admitiu q a tensão de ambos os lados estava muito grande e q no caso dele , fazendo-o imaginar coisas. Estamos dando o tal do tempo, eu estou esperando, pois acho q não terminou o namoro a distancia. Entendi q ele se afastou pq não está bem, e não quer q nos machuquemos. Vamos ver se conseguimos recobrar nosso equilibrio, se esse tempo será uma cura p/esse momento tenso acarretado p/dificuldades. Por mim a gente tentava resolver juntos, mas... vai entender a cabeça de homem... tõ tentando seguir em frente, com minha vida, meu trabalho, enfim, minha rotina normal. Tá dificil, mas tô na luta, às vezes até mando um email carinhoso pra ele, mas nada de forçar a barra, só mando pq sei q ele não está bem e sei q isto vai lhe fazer bem, saber q alguem o ama e q le é importante, mesmo estando numa crise profis. e financ. Admito q tem horas em q não sei como me comportar, se fico quieta e calada como ele, ou se continuo a manifestar discretamente o meu carinho e amor. Abrçs, tomara q as coisas se definam da melhor forma pra todos nós.

      Excluir
    2. Oi, tudo bem? Eu tbm passo pelo mesma coisa que vc, meu namoro tbm é a distância e meu namorado me pediu um tempo ontem, fiquei muito triste, chorei bastante pq são mais de 3 anos de namoro, uma distância de mais de 2000km, passamos por muitas dificuldades juntos, tbm não estamos com uma situação financeira boa, ele está fazendo faculdade e eu não consigo arranjar emprego e estou estudando para entrar em uma universidade. Ele disse que esse tempo fará nós dois amadurecermos, que vamos sentir saudades e que é para ele se encontrar ou não, disse que não quer me fazer sofrer e que me ama mt. Estou mt triste, inconformada! Espero que isso tudo acabe logo, que ele volte com muita saudades e mais romântico ainda do que ele era no começo de tudo. Eu tenho certeza que ele está triste, mas ninguém sofre mais do que a pessoa que espera esse tempo. Tomara que tudo se revolva para nós amigas, boa sorte pra nós! Abraços.

      Excluir
  12. Meu namorado me pediu um tempo, pq disse q nosso namoro está muito desgastado, já faz uma semana, não sei se voltaremos, mas estou com muita saudades, mas estou concedendo o tempo q ele pediu, tenho esperança de voltarmos, mas se isso não acontecer, vou ter q seguir a minha vida.

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito desse blog me fez muito bem ler isto

    ResponderExcluir
  14. Meu namorado tbm mim pediu um tempo, pois ele mim confessou que deu um beijo em sua ex e ficou confuso mais eu vou tocar minha vida daqui pra frente pois até gosto muito dele mais tenho que mim ama primeiro pois isso é coisa da vida.

    ResponderExcluir
  15. minha namorada tbm me pediu um tempo,nâo sei ,mas o que fazer estou desesperada pois amo muito ela.esta dificil demais.faz seis dias que nâo ouço a voz dela...ms ela me disse que nem tudo esta perdido que tudo tem sua hora certa;se alguém poder me dar um conselho agradeço porque estou muito mal.

    ResponderExcluir
  16. Meu namorado pediu tempo porque ele ficou desanimado com tudo e até comigo, eu ainda sinto muito coisa por ele e não quero perdê-lo.

    ResponderExcluir
  17. Acho que esse ano de 2014 não entrou bem para muitos casais..quanto tempo demora o tempo...tô sofrendo, assim como ele. Acho. Queria meu amor de volta, ele é a minha companhia, meu amigo..ciúme é um sentimento ruim gerado por insegurança. Cansado disso, decidiu dar um tempo,amo ele há 5 anos...Só com a ajuda de Deus resolverei minha angústia,agora é força para suportar essa separação indefinida, pq nem estamos juntos, nem separados. Rezem por mim, estou precisando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, estou passando pela mesma situação sua! é muto angustiante esperar esse tempo,mas temos que ter força tudo na vida passa e cm certeza dias melhores viram.

      Excluir
  18. Ola. Tenho um namoro mto instavel com meu namorado. Resumindo ficamos oito meses afastados e resolvemos voltar. Mas oq senti eh q ele nao qria deixar a vida passada de farra para traz. Hj ele.me pediu um tempo e vou deixar ele livre para fazer oq sente vontade. Sei q vai ser dificil ficar longe dele mas talvez seja o melhor. E td isso soh pq pedi pra cortar relacoes com uma " amiga " da qual foi o motivo da primeira separacao e ele nao aceitou. Eu o amo demais mas soh o q vejo eh q ele qr eh mesmo ficar na farra pois nao deixou a vida passada para traz. Estou sofrendo mto e nao sei q rumo tomar. Temos 3 anos d namoro e parece q td esta desmoronando de repente. Sei q sou ciumento mas ele qrer viver a vida com "liberdade" nao entrs na minha mente. Ja q eu como tolo q sou deixei amigos d baladas e etc por pedido dele. Alem do mais estou passando por um momento mto dificil ppis estou em.processo de desintoxicao de drogas e precisava mto dele nesse momento na minha vida. Me sinto um completo idiota. Mas nao posso e nao vou contra meus principios. Essa "amiga" ja nos causou a separacao uma vez qm garante q nao ira fazer d novo. Estou mto triste. Sem rumo. Mas que seja feita somente a vontade de Deus. Obg pelo espaco para desabafar pois estava feito uma panela d pressao. Que Deus me ajude.

    ResponderExcluir
  19. É estranho e ao mesmo tempo confortante em saber que tem tanta gente passando por isso! Força a todos...

    ResponderExcluir
  20. Oi meu namorado tbm me pediu um tempo,nao sei o que fazer,pois a nossa historia começou quando eramos crianças.depois de 10 anos voltamos e no começo era ótimo mais depois que ele entrou pra policia ele mudou muito!!!!
    Sou completamente apaixonada por ele,mas ja no caso dele diz que nao é mais amor que ele gosta mais como nossa relaçao desgastou ele precisa de um tempo pra poder voltar a ser o que era antes!
    Ja nao sei o que fazer pois tenho medo do que pode vir daqui pra frente!

    ResponderExcluir
  21. Meu namoro tbm me pediu um tempo, ele disse estar confuso, não brigamos, não houve ciúmes mais aos poucos fui notando um distanciamento, eu estou sofrendo muito pois o amo demais e semana que vem ele entrará de férias irá visitar a Família em outro Estado creio que esse intervalo servirá para ele refletir sobre o que realmente é o melhor!!! apesar de muito triste eu tenho muita fé em Deus e estou recorrendo a ele sei que ele nós dará direção e na oração estou encontrando controle para aguentar esperar.

    ResponderExcluir
  22. meu namorado pediu um tempo à dois dias, depois de a gente ter conversado trocamos algumas mensagens, meio que ele queria saber como estava, disse que estava mal, depois chegou na minha casa, me deu um beijo e disse o quanto me amava, depois disso ontem ele decidiu que realmente precisava do "tempo" estou mal, tenho muito medo desse tempo, mal sei como agir em relação a ele.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia isso tambem esta acontecendo comigo minha namorda mim pefiu um tempo eu dei ai agente voltou o mes passado ela mora em terezopolis eu no rio eu passei o carnaval em casa com ela e nao curte carnaval eu tambem nao ai se amao muito nesse dias que eu fiquei la mais ai no domingo eu notei que ela estava deferente comigo tipo dexando eu de lado ai eu perguntei a ela o que estava acontecendo ela falou que estva estressada mais falei oque ouvei ela repetia que estava extressada e mim pediu desculpa ai na terca feira depois do carnaval esse ano ela agente convessou e ela mim pediu um tempo novamente falando quequeria ficar sozinha e que ia pensar oque ela realmente queria e eu fiquei muito triste eu amo ela muito e quendo agente volto ela que pediu pra voltar e colocou planos de agente noivar e tudo ainda esse ano e aconteceu isso foram 9 meses de namoro ela mim. amou esse tempo ate ela pedir tempo. eu amo muito ela nao sei mais o que faco mos temo fece e no perfil tava foto mimnha e dela ai ontem ela trocou a foto dela fece e do watssapp so ta a foto dela no perfil mais ai foto da agente se amando e nossa estar no fece e o status ainda estar relacionamento serio no estatus dela e nao tirei nenhuma foto dela e troquei do meu perfildo fece mim ajudar tou sofrendo muito ela mim falou quandi agente convesou que agente nao colocou um ponto final na relacao apenas que da mais um tempo porque. ela agora gosta de mim mais nao gostar aogorade mim para namorar de novo so que um tempo de novo o que devo fazer ....

    ResponderExcluir
  24. ontem meu namorado pediu um tempo, disse qui tava tendo problemas no trbalho, procupacão , e estává descontanto tudo em mim pois eu não tinha culpa do q tava acontecendo , porisso ele queria um tempo , p. bota a vida dele em ordem .. mais isso tá acabando comigo , estou chorando, mim sinto mt triste contudo isso..
    hoje minha amg veio mim visita , aí eu foi passear com ela , mais meu pensametos estáva todos nele i meu olhos estava no celular esperando uma msg dele.. YD

    ResponderExcluir
  25. Após 5 meses apaixonados de namoro, uma discussão, ciúme com fundamento da minha parte, porém ele pediu um tempo pq precisa ter certeza do que sente, mas pediu que eu esperasse. Disse sim ao tempo dele, mas não pretendo ficar sentada no sofá esperando ele ter "outras" experiências.
    Vou ser solteira por algum "tempo" e tb. ver no que vai dar, porém o que realmente quero é estar com ele e fortalecer a relação, mas não consigo ter certeza do que passa na mente dele, se há outra pessoa ... o que é o meu medo.
    Estou mt triste, já chorei mt, mas não sou mais criança e ficar trancada sofrendo não é o meu lema, por isso vou torcer para que ele volte, mas não vou ficar parada esperando.
    O Sr. acha possível que ele volte? Pq to mt desacreditada.
    Ele é mt carinhoso e demonstrava até ser mais apaixonado que eu.

    ResponderExcluir
  26. Oi gente, meu namorado tambem pediu um tempo. Ele faz medicina, e realmente a vida dele é muita agitada. De uns tempos pra ca ele tem ficado mais distante, tem dia que ele nao liga. Ja falei pra ele mandar msg, durante um tempinho ele mandou, mas depois parou e foi ficando cada vez mais ausente. No dia do nosso aniversario de namoro ele me ligou e me disse q fava com saudade e que me amava, mas teve q desligar pq estava em plantao. Na mesma noite ele me liga e diz q era melhor nos afastarmos por um tempo, pq ele tava muito atarefado na faculdade, pq era aula,plantao, tcc pra apresentar e tava chegando o perifo de internado e ia chegar um momento que a gente nao ia mais se ver. Que seria um tempo pra gentw estudar. Tô super triste pq amo muito ele e acho que nao havia necessidade de dar um tempo, a gente poderia continuar, mas eu teria q entender e esperaria ele se preciso for pq fac de tudo por ele. Ele disse q a gente ia conversar pessoalmente, mas ele nao ligou mais. Tô me sentindo péssima, nao desejo essa dor nem pro meu pior inimigo. Me ajudem o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  27. Que é isso!!! Os homens resolveram todos dar esse tempo todos juntos no início desse ano!!! Meu noivo me pediu um tempo tb. São cinco anos de namoro e quase quatro de noivado. Houve um tempo que quase nos casamos, mas desistimos pois eu ainda não passei no meu concurso, meu trabalho hoje além de concurseira, é na loja da minha tia (meio expediente). Ele não é concursado, mas não precisa, com o q ganha, dá para se sustentar com o filho, ele é pai solteiro. O problema é que esse tempo já vem durando cerca de três meses, e nesse período já tivemos duas recaídas e ele sempre liga para mim para "saber como vão as coisas"... Não estou gostando de ficar longe e também não gosto de me sentir assim "ligada". Eu já disse que não queria ser amiga dele, ele disse que tb não quer. Mas assim não dá!!! E nesse período me mandou ovo de páscoa, presente de aniversário, me ajudou a pagar cursinho, me deu um celular entre outras coisas. O que esse homem quer afinal????

    ResponderExcluir
  28. Oi.
    Minha noiva mim pediu um tempo, para ele ter certeza se realmente que casar comigo. Agente sempre está muito bem, sempre muito amigo,companheiro um com o outro. Ela é nova e ta falando sobre isso, comecoua trabalhar e as amigas são casadas e casaram novas e ficam falando para ela, que se arrependeram muito de casar nova..ai apartir dai que ela comecou com essa historia do tempo. Não consigo entender pois ja estamos juntos a 4anos e sempre um ajudando o outro, resolvendo as coisas juntos. Sempre conversamos para nos entender e ficar bem. Mais agora não sei o que pensar, ti vemos um final de semana maravilhoso, completamos os 4anos que estamos juntos, com declarações e depois de um dia disso tudo, de uma hora para outra vei conversar comigo que queria sentir saudade de mim e pediu esse tempo. Eu dei, mais to sofrendo demais, pois mando uma mensagem e ela mal mal mim responde, toda fria...

    ResponderExcluir
  29. Boa noite.
    No meu caso foi meu marido que pediu um tempo. Disse que estava triste e que precisava pensar na vida . viver outras coisas.
    To sofrendo muito. Meu mundo desabou. Não sei o que fazer.. Ele disse que me ama mas como esta confuso tem medo de me machucar. O que eu faço.. Me ajude..

    ResponderExcluir
  30. Oi gente.. Bom, infelizmente eu tb me encaixo nesse grupo dos que sofrem por amor.. Depois de mais de 3 anos meu namorado me pediu um tempo. Ele teve uma crise de ciúmes (sem fundamento) quando viu umas fotos minhas com um colega de trabalho em outro pais.. Sim, ele colocou um aplicativo espião no meu cel e viu fotos, mas eram duas fotos com um colega de trabalho lado a lado, nada a ver - EU NÃO TRAI ELE, JAMAIS FARIA ISSO PORQUE O AMO.. Enfim, ele viu as fotos eu la longe, não pude me explicar, quando voltei ele terminou e nem me disse o motivo (o motivo eram as fotos que estavam no meu cel e nunca sonhava que ele teria acesso).
    Bom ele foi na minha casa levar as minhas coisas, me abraçou e soluçava de tanto chorar.. assim como eu.. isso foi em janeiro, desde lá minha vida tem sido um verdadeiro inferno, de brigas e voltas e crises de ciúmes..Bom..enfim, nos entendemos em maioe estava tudo bem, estávamos retomando a nossa vida juntos e falando em casar.. ele disse que iria começar a juntar grana pra festa de casamento, isso mais ou menos no final de maio, enfim.. dia dos namorados ele me mandou msg dizendo que me amava muito, e na sexta-feira 13/06 pediu um tempo porque disse que o namoro não estava legal.. Quem ama não quer distância.. acho que ele quer mesmo é terminar, mas não sabe como.. estou sofrendo muito, assim como vocês, e não sei bem o que fazer, não quero perde-lo, mas, nada que eu fale ou faça tem efeito.. Estou bem mal..

    ResponderExcluir