quinta-feira, 24 de novembro de 2011

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER...UM RELATO DE DOR E SUPERAÇÃO!

25 de novembro: Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher e claro eu não poderia deixar de falar aqui, sobre um assunto tão importante como este, pois hoje a violência contra mulher deveria ser tratado como caso de saúde pública.

Mas neste post quero convidar vc a ler um depoimento (Relato de um caso de violência) no blog Universo temperamental, onde Dedéca conta sua História de dor e superação.

Dedéca é minha paciente e em seu blog ela relata seu drama, sua dor, mas o mais importante a SUPERAÇÃO.

Esse relato é importante para se perceber que sempre há tempo para mudar, que a mulher precisa se respeitar.

Sofrer violência torna as pessoas inseguras, com baixa autoestima, com ausência de senso crítico sobre a violência e dificuldades de estabelecer relações positivas.

Certamente, ao olharem para dentro de si mesmas, perceberão o esfacelamento de suas personalidade, porém é preciso acreditar que o tempo é um grande aliado para a reconstrução da vida e que todos os recursos necessários estão lá, dentro de si mesmas. Certamente, com ajuda psicoterapêutica será possível descobrir, antes de tudo, a imensa força que existe dentro de si, pois é preciso ser muito forte para suportar uma situação de violência. 

Superar o medo e a vergonha é uma condição muito complicada, mas denunciar e expor a situação é a única saída possível para a grande maioria das mulheres nessa condição.

Há um extenso percurso a ser vencido para que a mulher busque denunciar ou busque ajuda, ela precisa primeiramente, de uma resolução interna, refletida, pensada. É uma decisão que demanda preparo emocional, econômico e operacional.

LEIA O RELATO DE DEDÉCA NO SEU BLOG O TEXTO APESAR DE EXPRESSAR A DOR SENTIDA É LINDO POIS MOSTRA PRINCIPALMENTE A SUPERAÇÃO E QUE SEMPRE É TEMPO PARA SER FELIZ!

BLOG UNIVERSO TEMPERAMENTAL:

Joselaine Garcia
Psicóloga - CRP07/18433

Nenhum comentário:

Postar um comentário