quinta-feira, 3 de novembro de 2011

QUAL É A HORA DE COLOCAR O PONTO FINAL NO RELACIONAMENTO?


O fim ocorre quando o namoro ou casamento deixa de ser saudável.

Quando uma relação acaba, na verdade, os dois sabem. Mas, um é mais corajoso para tomar a iniciativa de terminar, arrastar uma situação em nome de um amor onde não existe reciprocidade acaba desgastando e destruindo o que poderia ser uma lembrança positiva do que aconteceu em sua história de vida. Se apenas um ama não existe mais a relação.

“Separar é, muitas vezes, o desfecho necessário, de formas simbióticas, confluentes e, às vezes, psicóticas, de relacionamento, que embotam o potencial individual, em favor de uma ilusão de felicidade que aliena o desejo, os projetos e a humanidade do outro.” (Luiz Fernando Calaça)

E se ele decidiu tomar a iniciativa do término não há motivos para acreditar que seu mundo desabou. É claro que, em um primeiro momento, é aconselhável afogar as mágoas e chorar para amenizar a angústia. O segundo passo para dar a volta por cima é retomar a vida social, reencontrar os amigos e fazer atividades prazerosas. 

Passada a fase da fossa, é hora de contabilizar os ganhos e as perdas de tudo isso. O ideal é não levar como uma ferida por muito tempo e não encarar como uma tragédia. O mais importante é refletir para analisar as responsabilidades de cada um na relação, por sua vez, é fundamental o autoconhecimento para poder superar a crise de uma forma menos dolorida.


É possível ser feliz, tanto sozinho quanto numa relação. Para isso, necessitamos estar livres de amarras emocionais, das emboscadas dos ganhos secundários, das trocas e do exagerado apego a crenças disfuncionais (valores que nos apegamos e que já não nos fazem bem).

Aproveite a crise para mudar!

Joselaine Garcia
Psicóloga
Especialista  em Docência Universitária
CRP07/18433


9 comentários:

  1. Boa tarde.
    eu to quase pra me separa sou casada a 2 anos e tenho um bebê de 1 ano e 1 mes, o nosso relacionamento não esta dando mais certo ambos se gostam ainda mais não existe mais respeito as brigas se tornaram frequente de uma semana pra ca, ele me fala palavrões e eu vou pra cima dele com soco e porrada agente conversa fica bem mais minutos depois e a mesma coisa eu não sei mais o que fazer tenho medo de separa por vários motivos primeiro pelo meu filho, segundo porque eu ainda o amo e terceiro tenho medo de fica sozinha me ajude pfv o que devo fazer.

    Desde já agradeço
    Cibele

    ResponderExcluir
  2. Meu namorado terminou comigo ha 3 dias. Um ano e meio de namoro. Tenho 33 anos e ele 31 e ainda nos amamos, isso é fato! Existe amor de ambas as partes. O que atrapalhou foi minha insegurança, meus medos e ciumes. Desgastou! Quando conversavamos, manti a calma, pedi pra ele nao fazer isso mas nao insisti e em momento algum me humilhei. No primeiro momento quis morrer, sumir.. NO segundo dia ainda chorava muito e hoje, terceiro dia consigo assimilar melhor as coisas. Ainda estou sofrendo, ainda o quero do meu lado. Amo ele demais e quero acreditar que ainda podemos restaurar nosso relacionamento mas sei que depende dele me dar outra chance e depende de mim fazer dar certo preciso ser mais segura, menos ciumenta e acreditar mais em mim... quero mudar, preciso mudar! por ele e principalmente por mim pois sei que sem mudança nenhum relacionamento meu vai pra frente.. Preciso de ajuda! Kariny

    ResponderExcluir
  3. namoro faz 3 anos sou mais velho ..minha namorada veio e me contou claro depois que a notei meio estranha,que ela mexeu com o seu professor de ed.fisica chamando-o de gatinho..!!!o que acham que devo fazer em questao a isto..qual atitude devo tomar?

    ResponderExcluir
  4. Terminei um namoro de 3 anos, estou muito triste mais quero superar isso , prefiro que ele não venha atrás de mim, por se ele vier é bem provável que eu volte, é o nosso namoro não da mais certo, nós brigamos demais, muito ciumes tanto da minha parte quanto da dele , de uns tempos pra cá ele começou a ser muito agressivo quando está nervoso, é muito complicado, já estamos 5 dias sem se falar, mais ele ainda não veio atrás , por um lado eu acho bom, porque preciso superar e tocar minha vida pra frente, mais por um outro lado eu fico imaginando que ele possa estar com alguem , porque se ele não veio atrás de mim é porque ja está bem e tals, nao consigo imaginar ele com outra pessoa. Na realidade estou muito confusa, não sei oque faço da minha vida ! :(

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma longa relaçao, 9 anos de namoro e 1 ano de noivado, as brigas começaram, nao nos entendemos mais... ele chegou a dizer pra mim q se eu nao estou satisfeita que sumisse. Estou muito triste e nao sei oq fazer... estamos de casamento marcado para outubro.

    ResponderExcluir
  6. Se estiesse no seu lugar faria uma avaliação melhor...se agora está assim, imagina depois do casamento, será que ele se portará dessa forma? Casamento é mais dificil de se levar , ocê porque você tem que conviver com a pessoa todo dia, será que quando tiverem problemas ele não vai mandar você sumir?E como estaram juntos todo dia você vai ouvir isso todos os dias? Pensa bem...peça a deus que ilumine você antes do casamento!!

    ResponderExcluir
  7. Tenho. 3 anos de namoro e1 de. Noivado, mas ta. Insuportavel , o. Amo e. Sei. Que. Ele me. Ama , mas. Quase diariamente. Brigamos e. A. Ultima foi hoje chorei muito, porque ele. Me. Ofendeu muito disse. Coisas desagradaveis demais, agora. Ja ligou pediu desculpas , mas. Ta. Dificil .......queria que. Ele. Muda se. Um pouco e. Dificil. Da. Um. Basta. Envolve. Muitas. Coisas.

    ResponderExcluir
  8. Estou num relacionamento a 4 anos. No inicio ele estava no fim de seu casamento e eu esperei até que estivesse tudo resolvido pra encarar uma relação até porque eu tinha namorado na época; Bem ele foi casado durante 15 anos, tem dois filhos e é 20 anos mais velho que eu. A questão é que eu a algum tempo tenho deixado muito claro pra ele o que quero, noivar, casar e pra ter idéia ele nem pra assumir um relacionamento pra minha familia teve coragem, vive dizendo que não ta pronto, ou que esse é o jeito dele. Eu já não sei mais o que falar, nem o que fazer, ele vive dizendo que não quer casar , não entende que eu nunca fui casada, tenho 20 anos, penso e me sinto madura o suficiente pra isso; Ele diz que me ama mas como um homem diz amar alguem dessa forma se nem conhecer os meus pais ele veio ainda ?? Nós só nos encontramos porque eu passo os fins de semana na casa dele e pelo menos conheço os pais dele e o ciclo de amigos dele... sem contar que não moramos na mesma cidade ... do lugar onde eu moro pra o que ele mora é mais ou menos 20 km. Eu tenho sofrido porque vejo que ele não quer mais do que já tem, não sei mais se devo continuar ou se essa é hora de colocar meus sonhos em primeiro lugar. Sou universitária, faço curso de Psicologia e ele é formado em Artes. Por favor, preciso de uma orientação. Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se ainda está nesta situação, mas meu caso é praticamente o mesmo, coincidência ou não eu também estou cursando psicologia. Ele é da mesma faculdade, quando nos conhecemos ele namorava, estava no fim de um namoro de 10 anos, esperei ele terminar e ficamos.. No meio deste período eu fiquei com uma outra pessoa e contei para ele, ele terminou cmg (este período não ficávamos ainda). Hoje faz uns 5 meses que estamos só ficando, e quando cobro de namorar ele diz que ainda não dá pq está resolvendo algumas situações complicadas. Ontem terminamos, estou sofrendo muito, mas estou colocando na minha cabeça que será o melhor (sinto a falta dele, a química era perfeita), mas quero algo mais. A nossa diferença de idade também é de 20 anos , amo muito ele (1º amor, 1º vez).

      Excluir