quarta-feira, 20 de outubro de 2010

QUANDO PROCURAR UM PSICÓLOGO

  
A Psicologia com suas técnicas científicas pode realmente ajudar as pessoas a viverem melhor, pois o objetivo maior é o autoconhecimento. É preciso deixar claro que quando se procura um profissional, ele não está lá para dar conselhos, julgar, dizer se você está certo ou errado, mas sim para pensar junto e ajudá-lo a chegar na essência de quem você realmente é.
 
O importante é procurar um profissional com sensibilidade para entender sua dor e que lhe faça sentir acolhido.

Procurar ajuda terapêutica é um sinal de coragem e maturidade.

Mas infelizmente, o preconceito faz com que muitos deixem de se beneficiar do trabalho terapêutico, pois participar deste processo ainda é considerado “coisa de louco”, quando na realidade, a alienação de si mesmo é que se torna o maior gerador de conflitos.

Hoje é qualidade de vida!

PROCURAR UM PSICÓLOGO QUANDO SENTIR:

- angústia
- tristeza profunda e prolongada
- doenças/sintomas freqüentes
- conflitos nos relacionamentos
- agressividade
- vítima de maus-tratos
- abuso físico, sexual e psicológico na infância
- pesadelos freqüentes
- necessidade excessiva de agradar
- busca incessante de aprovação e reconhecimento
- não saber lidar com as próprias emoções, nem tem controle das mesmas
- insegurança
- auto-estima baixa
- falta de amor-próprio
- necessidade em elevar o autoconhecimento
- ou qualquer sentimento ou situação que não saiba como lidar

 BENEFÍCIOS AUTOCONHECIMENTO:
- maior controle emocional
- consciência maior das origens dos comportamentos
- ausência conflitos emocionais
- melhor relação consigo mesmo e com os outros
- equilíbrio razão X emoção
- necessidade de aprovação, reconhecimento e/agradar diminuem
- auto-estima e amor-próprio aumentam
- paz interior

Um comentário:

  1. "A Psicologia com suas técnicas científicas"

    "O importante é procurar um profissional com sensibilidade para entender sua dor e que lhe faça sentir acolhido."

    "mas sim para pensar junto e ajudá-lo a chegar na essência de quem você realmente é."

    Olá, tomei a liberdade para colar algumas afirmações suas acima para que eu possa dar destaque e abrir alguns questionamentos sobre o que afirmaste. Para começar a primeira frase que colei "técnicas científicas": A senhora pratica Hipnose correto? Quais estudos científicos apontam para a veracidade desse tipo de técnica? Pelo que eu conheço, a única ciência existente na psicologia é a Análise do Comportamento. Pelo que percebo no comentário da senhora, a forma na qual se utiliza de determinadas frases, não condiz com uma visão de homem baseada na Análise do Comportamento, então, o que a senhora pratica não é ciência (observe que não estou julgando as questões de funcionabilidade da intervenção, apenas questionando a cientificidade)

    O outro questionamento que eu quero levantar é a forma o psicólogo de "pensar junto" creio que essa não é uma atuação adequada, uma vez que para "pensar junto" o cliente não precisa pagar, mas simplesmente contar para um amigo.

    Quando alguém procura um psicólogo creio eu, não está procurando alguém que entenda sua dor. Ele na verdade está procurando uma forma de fugir da dor. Ou seja, sair dessa situação. Não seria então, o mais correto aplicar determinadas intervenções ambientais para que o cliente consiga modificar determinados comportamentos, aumentando seu repertório de forma que saiba lidar de diferentes formas em uma situação de conflito?

    Eu também gostaria de questionar sobre o profissional "sensível". De fato o psicólogo precisa utilizar de tudo que aprendeu durante o curso de graduação para tratar determinados comportamentos problemas, isso não quer dizer que ele é "sensível". Até porque existe uma relação capitalista. Uma vez que o psicólogo conhece o comportamento humano, como ele se dá, como ele se processa e conhece as técnicas de controle e manipulação de comportamento, não necessariamente ele precisa utilizar de "sensibilidade". Na verdade ele precisa utilizar-se de técnicas que promovam uma melhor relação terapêutica.

    ResponderExcluir